Quando se pensa no processo de criação de formas altamente elaboradas e polidas a partir de uma matéria-prima, é comum que logo venha à mente a imagem de um ateliê artístico, não é mesmo?
Por meio do avanço tecnológico, essa realidade deixa de estar disponível apenas para escultores, tornando-se possível também no chão de fábrica, por meio da usinagem de precisão.
A seguir, entenda melhor como esse complexo processo ocorre e qual o tipo de maquinário que envolve. Boa leitura!
O QUE É A USINAGEM DE PRECISÃO?
A usinagem nada mais é do que o conjunto de processos que envolvem a fabricação de utensílios manufaturados, destacando-se as práticas de desgaste, corte e tratamentos químicos e térmicos das matérias-primas. É seguro dizer, portanto, que a usinagem existe desde que o ser humano fabricou sua primeira ferramenta.
Com o avanço tecnológico, ela também passou por atualizações, ganhando processos mais eficientes e máquinas capazes de realizar o trabalho – que outrora era manual – de maneira mais rápida e aperfeiçoada.
Sendo assim, a usinagem de precisão representa o estado da arte desse maquinário, que atualmente é capaz de produzir uma infinidade de produtos de alta complexidade e perfeição.
QUAIS OS SETORES DA ECONOMIA QUE MAIS SE BENEFICIAM DESSA PRÁTICA?
A usinagem de precisão é realmente muito particular em sua gama de aplicabilidades. Devido ao seu alto nível de performance, pode produzir peças e ferramentas para a indústria automobilística, aeroespacial e bélica, por exemplo.
O nível de personalização e primor alcançado por esse tipo de usinagem só é possível graças ao controle computadorizado das funções de cada máquina, sendo capaz de produzir os mais elaborados produtos.
QUAIS AS MÁQUINAS MAIS COMUNS NA USINAGEM DE PRECISÃO?
Conheça alguns tipos de máquinas mais comuns nessa prática de usinagem:
TORNO
Tal máquina é bastante importante para a fabricação de peças personalizadas, principalmente porque garante a precisão mesmo em ritmos de processo acelerados. Com o torno, é possível, por exemplo, produzir itens com furos internos e formas geométricas complexas.
CENTRO DE USINAGEM
Trata-se de uma máquina que é movida por controle numérico computadorizado, entregando assim uma precisão maior nas atividades e processos em que faz parte. O centro de usinagem tem a capacidade de perfuração e achatamento, além de fresar e desbastar sem que sejam necessárias alterações constantes de peças e ferramentas.
RETÍFICA
Elas vêm em dois formatos principais, cilíndricos e planos, e são usadas para aperfeiçoar movimentos retilíneos.
ELETROEROSÃO A FIO
Trata-se de uma técnica utilizada para moldar materiais de alta resistência ou dureza. Por meio das descargas advindas dos geradores e o fio tendo o controle da tecnologia dos computadores, garantem uma alta precisão em cortes considerados complexos em superfícies 2D.
A marca Mitsubishi apresenta uma máquina de eletroerosão a fio que fornece resultados acelerados, também com a possibilidade de serem manuseadas por usuários iniciantes em alguma atividade e por profissionais já com alta experiência para projetos com maior dificuldade.
CONTE COM A RV METALÚRGICA EM SEUS PROJETOS DE USINAGEM
ENTEDEU MELHOR A USINAGEM DE PRECISÃO E SUA IMPORTÂNCIA
Venha para a RV fazer sua ideia tornar realidade!
Entre em contato conosco!
Teremos o prazer em lhe atender!
Fone: (48) 3344-3004