A zincagem por imersão quente acontece mediante o processo de revestimento de peças de aço ou ferro fundido, podendo variar o tamanho, peso, forma e grau de complexidade, tudo isto visando proteger contra a corrosão.
Há um preparo do material, passando por um desengraxamento, para que as peças sejam desencapadas e limpas. É preciso ainda uma fluxagem, a fim de remover qualquer impureza remanescente no metal-base.
A fluxagem pode ser feita à seco ou úmida, dependendo do tipo de peça e do zincador.
O ferro e o aço quando imersos na cuba de zincagem são rapidamente molhados pelo zinco e em seguida transformam-se na camada externa de zinco, praticamente puro.
A temperatura normal de zincagem é de 445° a 455°C e a reação da primeira parte da espessura da camada é bem rápida, mas em seguida as reações passam a ser mais lentas, não aumentando muito a espessura, independentemente da quantidade de tempo que a peça permaneça imersa.
Após a zincagem, a superfície pode ficar cinza-fosco, brilhante ou floreada, a depender de algumas variáveis, no entanto esta diversidade não interfere em nada na eficácia do revestimento.
É de suma importância que as peças sejam passivadas após o processo de zincagem, pois precisam ser preservadas contra a corrosão branca.
Gostou de nossas dicas? Venha conhecer nossos serviços! Fale conosco, estamos aguardando seu contato para te ajudar no que precisar.